Artigo

CEO da Netfive

Por Henrique Schneider

Por que sua empresa precisa fazer backups (e com frequência)

Você provavelmente já se deparou com um aviso no celular solicitando a realização de um backup, para não perder fotos e mensagens. Se a prática é importante para os usuários comuns, imagine para as empresas. Ela é um dos principais pilares da segurança da informação e é fundamental para a continuidade e proteção dos negócios.

E tem mais: o backup não só deve fazer parte das estratégias de segurança da informação da sua empresa, como precisa ser realizado de forma frequente. Há vários motivos para isso. Explico os principais:

Recuperação de dados em caso de falha ou erro: o backup permite restaurar dados importantes em caso de falha do sistema, erros humanos, ataques de cibercriminosos, vírus e desastres naturais. Sem ele, os dados perdidos podem resultar em interrupções significativas nos negócios ou até mesmo em perdas financeiras. Já com a realização de cópias regulares, é possível recuperar facilmente versões anteriores e também corrigir qualquer erro cometido.

Proteção contra ataques cibernéticos: com o aumento das ameaças cibernéticas, como ransomwares, as empresas correm cada vez mais riscos de perder o acesso aos seus dados. Ter backups atualizados e armazenados de forma segura permite restaurar sistemas e dados comprometidos sem ceder aos pedidos de resgate dos cibercriminosos.

Conformidade regulatória: vários setores estão sujeitos a regulamentações rigorosas que exigem a proteção e retenção adequadas de dados. Ter um sistema de backup eficaz pode ajudar as empresas a cumprir esses requisitos regulatórios e evitar multas e sanções legais.
Continuidade dos negócios: se ocorrer uma interrupção nos sistemas principais devido a qualquer motivo, de um ciberataque a um incêndio, os backups podem ser usados para restaurar rapidamente os serviços e minimizar o tempo de inatividade, o que, na prática, significa diminuir também o impacto financeiro dessas suspensões.

Preservação da reputação: a perda de dados dos clientes, principalmente aqueles que são sensíveis, pode ter um impacto negativo na reputação de uma empresa, ativo que é tão importante para o fechamento de novos negócios e parcerias. Por isso, ter um sistema confiável e eficaz, que realiza cópias de segurança e as mantém em um local protegido, demonstra compromisso com as informações dos clientes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Nitidez Geopolítica

Próximo

Guerras, Epidemias e a Bússola Moral

Deixe seu comentário